Saga Genexus – Dia 4

Publicado: 25 de janeiro de 2014 em Curso Genexus

//
Um novo dia de treinamento que fez minha ideia sobre a ferramenta mudar um pouco, trabalhando efetivamente com as transactions e seus modos de edição, as Grids e free style grid mais personalizável, o Pattern, relatórios com procedures e gravar arquivo TXT.

Bem este dia foi bastante intenso, pois tivemos uma pincelada sobre bastante coisa. Já trabalhamos muito com transaction e webPanels, e hoje fizemos uma mistura disso, montando a edição de dados através de uma transação, bem eu fiz assim, mas na realidade era pra fazer uma webpanel e fazer de forma manual a edição, programando o load e tudo mais. Mas ao conseguir colocar um botão de edição na grid simples que levava para uma tela de edição já foi uma vitória. Mas agora sei que podemos fazer edição com os Atributos e com as variáveis sendo o primeiro menos trabalhoso e mais fechado e o segundo mais customizável e mais trabalhoso (Mas nem tanto).

As grids usamos de todas as formas hoje, grid disso, grid daquilo… Tudo relacionado, e usamos a free style grid também para mostrar os dados do banco.

Após aprender como faz tudo programando, o programador nos mostrou o Pattern. Esse é o jeito fácil de fazer em GenX. É pegar uma transaction e aplicar um pattern nela. Isso irá criar outras telas para essa transaction, gerando mais código, porem mais simples, sem deixar editar muita coisa. è possivel deixar campos invisíveis, aplicar variaveis, mas bem limitado ao que ele propõe  e é bem satisfatório para todos os “cadastrinhos” (entendedores entenderão) que programamos por aí.

O relatório foi bastante simples de fazer, vou tentar fazer um tutorial algum dia desses, mas é muito simples com uma interface parecida com o iReports e os conceitos bem próximos. Exceto que para chamar a informação deve-se programa-la no source do procedures.

Para gravar arquivos TXT segue a regra da maioria das linguagens, abra o arquivo passando onde ele está, escreva, passe para a próxima linha e feche o arquivo. Não há mudança nessa regra, e é só aplicar a sintaxe. Fiz até um WebComponent que escreve no arquivo txt toda vez que for chamado, praticamente um logger do SFL4J, mas bem simples.

Depois de hoje, já é possível criar alguma coisa com o GenX. Mas sabendo que será limitado ao conhecimento adquirido. Percebi que existem muitas outras facilidades na ferramenta, basta procurar um pouco e usa-las. No finalzinnho do dia meu diretor apareceu para fazer uma visita, que foi bem rápida. Só restam 2 dias de treinamento, após isso vamos aprender fazendo um projeto. fui!

Deixe um comentário